Médico

Dr. Marco Antonio Martins Balduino

ortopedista-ombro-cotovelo-marco-balduino
Médico Ortopedista
Especialista em Ombro
e Cotovelo
icone-imovbsb-ortopedia-brasilia

Dr. Marco Antonio Martins Balduino

5/5

CRM-DF: 15.700

ortopedia-brasilia-imovbsb- curriculo lattes 150x25 1
Médico Ortopedista Especialista Ombro e Cotovelo

Dr. Marco Antonio Martins Balduino

  • Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia - TEOT SBOT: 12.222.
  • Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS.
  • Sub-especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo no Instituto Ortopédico de Goiânia - IOG.
  • Fellowship em Cirurgia do Ombro no Institut Universitaire Locomoteur et du Sport du CHU de Nice - França.
  • Pós-graduação em Medicina do Esporte e do Exercício pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP.
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT.
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo - SBCOC.
  • Especialização em Fisiologia do Esporte Aplicada à Clínica pela Unifesp.
  • Certificação em Terapia por Ondas de Choque - SMBTOC.

Principais tratamentos realizados pelo
médico ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo

Os ombros são articulações com grande amplitude de movimento em diversas direções. Esta capacidade faz com que os ombros sejam muito dependentes das estruturas não ósseas para que seja uma articulação estável, isto é, que não desloque. Estas estruturas não ósseas são ligamentos, tendões, músculos e também a cápsula da articulação. Um dos pontos mais críticos neste conjunto de estruturas é o local em que a cápsula da articulação de liga ao rebordo de um osso chamado glenóide. Este ponto é submetido à uma tração muito grande quando realizamos movimentos de rotação com o braço aberto, como quando um jogador de voleibol se prepara para dar uma cortada. Tais movimentos podem, em determinadas situações, gerar uma energia tão grande ao ponto de descolar a cápsula articular do osso, causando deslocamento articular e incapacidade para realizar movimentos com segurança. Estas lesões, apesar de dolorosas e incapacitantes, já tem um tratamento eficiente.

Os ombros possuem a capacidade de realizar movimentos muito amplos e em diversas direções, e isso se deve em grande medida aos tendões que recobrem a cabeça do osso do braço, chamado úmero, formando um capuz. Este capuz de tendões, conhecido como manguito rotador, pode por diversos motivos, ser levado ao limite de sua capacidade. Quando isso ocorre, surgem as tendinites do ombro, que são muito dolorosas e que limitam significativamente os movimentos destas articulações. Para que estas condições sejam tratadas, é necessário uma avaliação completa realizada por um ortopedista especializado, que leve em consideração rotinas e atividades do paciente, além de aspectos da anatomia articular e do equilíbrio dinâmico de músculos e tendões.

Quadros crônicos de tendinite dos ombros podem gerar, ao longo do tempo, enfraquecimento dos tecidos destes tendões e consequentemente rupturas dos mesmos. Tais rupturas podem variar muito quanto à sua localização e gravidade, mas geralmente se manifestam com dores frequentes e limitação aos movimentos voluntários do ombro. Tais lesões exigem tratamento especializado, que não raro é cirúrgico. Atualmente, com o avanço tecnológico, é possível realizar tratamentos cirúrgicos de lesões dos tendões dos ombros através de artroscopias, que são procedimentos realizados com pequenos cortes na pele, com o auxílio de câmeras de vídeo.

Dores nas faces interna e externa dos cotovelos são queixas muito comuns. Tais áreas são críticas, pois delas se originam diversos músculos responsáveis pelos movimentos das mãos e dos punhos. Atividades manuais intensas e frequentes, principalmente quando realizadas sem um preparo adequado, podem ocasionar a inflamação da origem destes músculos, que são as epicondilites. A epicondilite lateral é a mais comum, e é localizada na face externa do cotovelo, sendo frequentemente associada à atividades esportivas como o tênis.

Perguntas Frequentes

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões, sendo eles o supraespinhal, o infraespinhal, o subescapular e o redondo menor, que envolvem o ombro. Tem a função de estabilizar e auxiliar nos movimentos de elevação e rotação do braço. A lesão dos tendões do manguito rotador podem ser por traumas (acidentes, quedas, força abrupta) ou por degeneração (desgaste ao longo do tempo). No caso da degeneração, vários fatores podem ter influência, como predisposição genética, esforços repetitivos (principalmente se realizados com postura ou movimentos inadequados), existência de outras doenças como diabetes, colesterol ou triglicerídeos alterados, gota, artrite reumatóide, entre outras. Nas degenerações, o problema se inicia com a tendinopatia (alteração das fibras que compões os tendões), podendo evoluir para rupturas parciais ou completas. Para saber um pouco mais sobre o tema, clique aqui.

As tendinopatias são tratadas de forma conservadora ou não-cirúrgica, envolvendo medicações analgésicas, reabilitação com fisioterápica, podendo ser acrescentadas infiltrações com medicamentos específicos. As rupturas parciais do manguito também seguem o tratamento conservador inicialmente. Em caso de falha desse, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para reparo. Nos casos de lesão total de um ou mais tendões, em que o paciente esteja com dor e limitação para força e movimentos do ombro, é indicado o tratamento cirúrgico para reparo, realizado por videoartroscopia. São importantes para o sucesso do tratamento correções posturais e de desequilíbrios musculares, bem como tratamento de possíveis doenças de base (diabetes, dislipidemia, gota, etc.).

O ombro é uma articulação que tem grande mobilidade e que depende de ligamentos, labro e de sua musculatura para sua estabilização. Traumas ou movimentos amplos e bruscos podem exceder a resistência dessas estruturas estabilizadoras e provocar o deslocamento do ombro. Outro fator que pode levar ao deslocamento do ombro é frouxidão ligamentar, situação em que os ligamentos tem elasticidade maior que o comum. Nesse caso, a capacidade de resistirem a forças de tensão é menor, não conseguindo segurar a articulação de forma satisfatória. Esses casos necessitam de tratamento para a estabilização da articulação, podendo ser feito com fisioterapia ou cirurgia, dependendo da especificidade de cada caso. Para saber um pouco mais sobre o tema, clique aqui.

A epicondilite lateral ou cotovelo de tenista é uma alteração (degenerativa ou inflamatória) que acomete um conjunto de tendões que tem origem na lateral do cotovelo e tem a função de realizar a extensão do punho. Na maioria das vezes ocorre por movimentos repetitivos, principalmente se realizados com postura ou gesto inadequado. No caso de tenistas, tem relação com desajustes no tipo de raquete, tensão do encordamento, ou deficiência de técnica do gesto esportivo, mais comumente no backhand. O tratamento, na maioria das vezes, é baseado em reabilitação física. Casos mais avançados podem necessitar de infiltrações, ortotripsia ou, em último caso, cirurgia.

Reembolso de consulta médica

Sabia que você pode pedir o reembolso do valor gasto com consulta médica particular?

Oferecemos serviço de terceirização deste processo para os beneficiários dos seguintes convênios:

Ortopedia Ombro e Cotovelo Amil
Ortopedia Ombro e Cotovelo Bradesco Saúde
Ortopedia Ombro e Cotovelo SulAmérica
Ortopedia Ombro e Cotovelo Unimed
Para mais informações, entre em contato com nossos atendentes.

O que dizem nossos pacientes?

Rosemberg

FIZ TRATAMENTO COM ELE NO MEU PUNHO,FOI MUITO BOM. MINHA ESPOSA TRATOU COM ELE UM PROBLEMA NO JOELHO E GOSTOU MUITO.

Aurelio Cordeiro

Submeti-me a uma acromioplastia por artroscopia com o Dr. Marco Antônio M. Balduino. Profissional sério, dedicado e competente.

Maria Das Graças O. Dos Santos

Excelente médico, muito comprometimento com a sua profissão.

Clarice Moura

Atendimento diferenciado em Brasília. As atendentes foram muito educadas e o atendimento médico excelente. Clínica com ambiente agradável, limpo. Fácil de estacionar. Estão de parabéns! Principalmente o Dr. Marco Antonio Balduino, que foi quem me atendeu. Recomendo

Adonira Guimaraes

Clínica excelente e ótimo atendimento médico! Dr Marco Antônio Martins Balduino, profissional de mais alta competência!

    A sua avaliação é importante para melhoria do nosso atendimento.

    5/5 – (9 votes)

    5/5 - (9 votes)

    A sua avaliação é importante para melhoria do nosso atendimento.

    5/5 – (9 votes)

    Pré-agende uma consulta com o especialista

    Preencha o formulário abaixo e um de nossos atendentes entrará em contato o mais breve possível para confirmar a disponibilidade de horários.
    1Step 1
    reCaptcha v3
    keyboard_arrow_leftPrevious
    Nextkeyboard_arrow_right
    FormCraft – WordPress form builder

    Como podemos te ajudar?

    Entre em contato ou solicite um agendamento para mais informações.

    Contato por Telefone

    Fale com a nossa central de Atendimento:
    61 3773-4339

    Nós ligamos para você, só preencher o dados:

    1Step 1
    reCaptcha v3
    keyboard_arrow_leftPrevious
    Nextkeyboard_arrow_right
    FormCraft – WordPress form builder

    Agendar Consulta

    Pré-agende sua consulta através do formulário abaixo.

    1Step 1
    reCaptcha v3
    keyboard_arrow_leftPrevious
    Nextkeyboard_arrow_right
    FormCraft – WordPress form builder