61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Ergonomia no escritório: Dicas para o dia-a dia

Ergonomia no escritorio Dicas para o dia-a dia

Ergonomia no escritório: Dicas para o dia-a dia

Um posto de trabalho confortável pode ajudar você a ser mais produtivo e ter maior bem-estar durante sua jornada.

Pessoas que ficam por horas trabalhando no computador têm risco aumentado de sofrer com dores no pescoço, nas costas, nos cotovelos, punhos e mãos. A adaptação do posto de trabalho, adequando a altura da cadeira, a posição do encosto e dos equipamentos, pode prevenir uma série de lesões ocupacionais.

Cadeira

Dê preferência a uma cadeira em que você consiga apoiar da sua região lombar até a parte mais alta de suas costas, conhecida como região dorsal (altura do tórax). A altura deve ser aquela que permita apoiar totalmente os pés no chão. Se não for possível abaixar a cadeira até esse ponto, é recomendável o uso de um apoio para os pés. O apoio dos braços deve permitir que os antebraços fiquem bem repousados e os ombros relaxados.

Objetos de uso frequente

Mantenha os objetos que você usa de forma mais frequente, próximos o bastante para que os alcance sem precisar se curvar. Caso o objeto esteja longe, é melhor levantar-se para pegá-lo, ao invés de forçar o tronco.

Teclado e mouse

Posicione o mouse e o teclado sobre a mesma superfície e próximos o bastante para usá-los sem precisar estender muito os cotovelos (cotovelos devem permanecer junto ao corpo). Mantenha os punhos retos e mãos na mesma altura dos antebraços. Utilize atalhos do teclado, quando possível, ao invés de usar o mouse. Textos que se repetem podem ser salvos em um arquivo separado e copiados sempre que necessário.

Telefone

Para pessoas que trabalham frequentemente ao telefone se beneficiam bastante do uso de head-sets, liberando as mãos e possibilitando que o pescoço fique em posição mais adequada.

Mesa

A mesa deve ter altura suficiente para que suas pernas e coxas possam se posicionar livremente abaixo dela. Se a borda da mesa for muito rígida, é recomendável utilizar uma cantoneira acolchoada ou um pad para apoiar os punhos.

Monitor

Posicione o monitor exatamente à sua frente, a uma distância, aproximadamente, de seu braço estendido. A parte mais alta da tela deve estar na altura dos seus olhos ou ligeiramente inferior a eles. Não deixe seu monitor na direção de nenhuma fonte de luz que possa causar reflexos e atrapalhar sua visão.

Dr. Marco Antonio Martins Balduino

Ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia do ombro e cotovelo, certificado para avaliação com FMS I® e SFMA I®. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Especializado em Fisiologia do Esporte Aplicada à Clínica pela Unifesp.