61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Dicas para um melhor aproveitamento das consultas médicas

consultas-medicas

Dicas para um melhor aproveitamento das consultas médicas

A consulta médica é parte fundamental de qualquer tratamento em saúde, física ou mental! É um momento bastante esperado, tanto pelo paciente como pelo profissional de saúde.

Para o médico, é a oportunidade de criar e fortalecer o vínculo com quem o procura, de usar seus conhecimentos para entender e investigar o problema apresentado, procedendo com a avaliação, diagnóstico e tratamento mais adequados. É a fase do acolhimento do paciente nas suas necessidades e o momento para esclarecer dúvidas e orientar o cliente e seus familiares.

Para o paciente, a consulta é a oportunidade de ser ouvido e compreendido nas questões relacionadas ao seu problema. É o esperado momento de relatar as queixas, dificuldades, avanços ou agravamentos. É a fase de apresentar exames e esclarecer as dúvidas em relação à doença e ao seu tratamento.

Muitos fatores, entretanto, podem interferir negativamente na realização das consultas e frustrar as expectativas de ambas as partes.

No sentido de otimizar as consultas e garantir o máximo aproveitamento das mesmas, sugerimos algumas orientações:

Garanta um horário!

Procure agendar sua consulta com antecedência. Antes de sair da clínica/consultório, já deixe agendada sua próxima consulta. Assim, você garante o atendimento na data e horário mais convenientes à sua rotina. Alguns médicos possuem agendas bastante concorridas e pacientes que deixam a marcação para a última hora, podem não conseguir uma vaga, prejudicando a continuidade do tratamento.

Programa-se!

Contratempos podem ocorrer e atrapalhar ou até impedir a realização da sua consulta. Para evitá-los, programe-se com antecedência para o dia do atendimento. Considere o tempo necessário para o trânsito e estacionamento e saia sempre um pouco mais cedo.

Prepare-se!

A fim de aproveitar ao máximo o momento da consulta, separe um tempo a fim de se preparar. Faça uma lista de tudo o que gostaria de abordar no atendimento: queixas, dificuldades, dúvidas e outras informações que julgar relevantes. Leve todos os exames pertinentes e a lista das medicações que utiliza.

Pergunte!

A consulta é o momento mais oportuno para que você esclareça suas dúvidas e compreenda seu diagnóstico e tratamento. Isso aumenta a adesão ao processo terapêutico e garante melhores resultados! Por isso, pergunte! Não vá para a casa com dúvidas. O papel do profissional de saúde não é o de julgar, mas sim, o de se comunicar com clareza e em linguagem acessível, a fim de proporcionar segurança e confiança ao paciente.

Avalie!

Ao final de cada consulta, dê o seu feedback ao médico! A sua avaliação é o que possibilita ao médico, identificar os pontos a serem aprimorados, no sentido de garantir uma melhor qualidade de atendimento a você e aos demais pacientes. É por meio das críticas e sugestões que podemos trabalhar para garantir a sua satisfação!

Dra Gabriela Graciano Dias

Título de Especialista em Psiquiatria - TEP ABP12.437, Graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS. Residência em Psiquiatria no Hospital das Forças Armadas - HFA. Membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP.