61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Artrite reumatóide e dor no ombro

Artrite-reumatóide-e-dor-no-ombro

Artrite reumatóide e dor no ombro

Artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica, autoimune e que atinge as membranas sinoviais (são estas uma fina camada de tecido conjuntivo das articulações). Logo, atingem ombros, cotovelos, joelhos, mãos, tornozelos, pés, punho e coluna cervical.
Os sintomas são “rigidez matinal que regride durante o dia, mal-estar, diminuição do apetite, perda de peso, cansaço, febre baixa, inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés, que se deformam com a evolução da doença.” Rupturas dos tendões do ombro são causas comuns de dores em pessoas com atrite reumatóide.
A doença afeta duas vezes mais mulheres do que homens entre 50 e 70 anos(ainda que possa se manifestar em ambos os sexos, a qualquer idade). O tratamento com reparo dos tendões por artroscopia pode trazer grande alívio dos sintomas.

Dr. Marco Antonio Martins Balduino

Ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia do ombro e cotovelo, certificado para avaliação com FMS I® e SFMA I®. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Especializado em Fisiologia do Esporte Aplicada à Clínica pela Unifesp.