61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Tênis e lesões no ombro

Tênis-e-lesões-no-ombro

Tênis e lesões no ombro

O praticante de tênis coloca bastante tensão nas estruturas do ombro nas batidas com o braço em elevação. Quando o jogo é muito cansativo ou a condição física de quem pratica não está muito boa, pode ocorrer fadiga da musculatura do ombro, prejudicando a sua estabilidade.
Essa instabilidade adquirida pode desenvolver alteração na distribuição de força dentro da articulação e isso pode sobrecarregar a sua cartilagem. Lesões que causam instabilidade, como lesões labrais e dos tendões do manguito rotador, podem e devem ser reparadas cirurgicamente para prevenir danos mais graves em praticantes de esportes de raquete!
Um estudo feito com jogadores sênior de tênis mostrou que eles tem uma prevalência aumentada de desgaste da cartilagem do ombro do membro dominante, em comparação com sedentários. Isso mostra a importância de manter um bom condicionamento físico e um trabalho de manutenção do equilíbrio articular e da qualidade da técnica do gesto esportivo.

Dr. Marco Antonio Martins Balduino

Ortopedista e traumatologista, especializado em cirurgia do ombro e cotovelo. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Certificado em Terapia por Ondas de Choque pela Sociedade Médica Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. Especializado em Fisiologia do Esporte Aplicada à Clínica pela Unifesp.