61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Exame de Baropodometria: entenda como seu tipo de pisada interfere no seu dia a dia

Exame de Baropodometria

Exame de Baropodometria: entenda como seu tipo de pisada interfere no seu dia a dia

O exame de Baropodometria

A baropodometria é um exame que tem por finalidade o estudo dos pontos de pressão dos pés durante uma caminhada ou corrida. Ela registra, com precisão, o comportamento da pisada e postura do paciente na posição estática e em movimento, além de detectar  possíveis áreas de desequilíbrio, hiperpressão e instabilidade.

O exame é realizado por um técnico, normalmente um fisioterapeuta capacitado para a execução, interpretação e análise dos resultados, fornecidos por um software especializado, que traduz em gráficos as informações colhidas por uma plataforma digital de pressão.

Os pés tem uma relevante importância na função de sustentação de peso, equilíbrio e locomoção. Na busca diária pela liberdade e autonomia, a forma como andamos pode nos proporcionar o êxito. Os distúrbios da pisada podem ser a causa de falhas nesse processo e a avaliação baropodométrica tem um evidente papel em sua detecção.

Qualquer pessoa que tenha a autonomia da marcha pode ter sua pisada analisada pela baropodometria. Dentro do público-alvo mais frequente, temos:

  • Atletas amadores ou profissionais que buscam melhorar o rendimento na corrida ou em outra prática esportiva, assim como a prevenção das lesões decorrentes da alteração da pisada.
  • Esse grupo se beneficia dos dados colhidos na baropodometria para a orientação dos tipos de calçados e para a fabricação de palmilhas.
  • Pacientes com problemas ortopédicos como pé diabético, deformidades congênitas ou adquiridas nos pés e membros inferiores ou distúrbios neurológicos que afetam a marcha.
  • Nesse caso, o exame é interessante para direcionar o tratamento e melhorar a eficiência da marcha e o equilíbrio, prevenindo complicações como quedas, úlceras plantares, calosidades dolorosas e progressão das deformidades. A confecção de palmilhas e calçados ortopédicos é beneficiada com os dados deste exame.

Como é realizado?

A partir de uma avaliação clínica e funcional e do laudo da baropodometria, medidas serão tomadas para o melhor desempenho:
diminuição do gasto energético, correção da pisada e prevenção das complicações das deformidades dos pés.

O Instituto de Medicina de Movimento de Brasília – iMov tem uma equipe médica e fisioterápica capacitada para avaliação destes distúrbios,

assim como realização do exame citado e confecção de palmilhas proprioceptivas.

Venha conhecer esta novidade em Brasília em atendimento médico e fisioterápico com um ambiente pensado para resolver as suas necessidades.

Dr. José Brandão Brandao

Médico ortopedista, especializado em Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé do Instituto de Medicina do Movimento de Brasília – IMOV.