A tendinite glútea é uma causa comum de dor no quadril. Pode acometer os tendões do glúteo médio e mínimo isoladamente como também de forma conjunta. Clinicamente se apresenta como uma dor em região glútea, que pode se irradiar pela porção lateral e posterior da coxa. O paciente normalmente se queixa de dor ao sentar-se e levantar-se e também ao permanecer longas jornadas em pé ou após praticar atividade física.
O diagnóstico inclui uma anamnese completa, dando ênfase nas atividades diárias do paciente assim como exame físico completo da articulação do quadril.
Exames complementares como ultrassonografia (US) e RM podem auxiliar no diagnóstico e na classificação do grau de lesão.
O tratamento com medicamentos e fisioterapia apresentam bons resultados na maioria dos casos. Além do tratamento conservador podemos lançar mão de tratamentos minimamente invasivos como infiltrações , que podem ser realizados dentro do consultório sob o auxilio de ultrassonografia. As infiltrações visam diminuir a dor e acelerar o processo de recuperação da lesão.
A tendinite glútea pode se apresentar como uma patologia isolada, porém, geralmente está associado a bursites trocantéricas já que as bursa são estruturas que tem a função de reduzir o atrito e pressão entre os componentes musculotendíneos. O tratamento das duas patologias é realizado de maneira conjunta.