61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Meu filho anda torto

Meu filho anda torto

Meu filho anda torto

Muitos pais queixam-se de que os filhos andam com os pés para fora ou para dentro ou mesmo apresentam os pés chatos (pé plano).
Durante o desenvolvimento das crianças, há desvios e deformidades que se resolvem com o crescimento. Porém, há deformidades patológicas, que não melhoram espontaneamente e intervenções ortopédicas podem ser necessárias.
A melhor forma de saber qual alteração seu filho apresenta é procurar atendimento com um ortopedista especializado em ortopedia pediátrica. Periodicamente, vamos explicar mais detalhadamente cada uma das possíveis causas de deformidades e alteração de marcha nas crianças.

Principais causas de desvios nos membros inferiores:

– AUMENTO DA ANTEVERSÃO FEMORAL
Causa mais frequente de desvio rotacional dos membros inferiores. A criança ou adolescente anda com os joelhos e pés voltados para dentro, podendo atritar joelhos e tropeçar com os próprios pés.
O recém-nascido apresenta os quadris e pernas rodados internamente, durante o crescimento geralmente ocorre melhora gradual, mas muitas crianças ainda apresentam essa rotação pra dentro quando começam a andar. A maioria das crianças não apresentam sintomas e melhoram espontaneamente durante o crescimento sem necessidade de tratamento, somente acompanhamento periódico com o ortopedista. Nos casos de persistência da deformidade e sintomatologia, há necessidade de prosseguir investigação minuciosa e o tratamento pode ser necessário. Uma das medidas é evitar a postura de sentar em “W” quando a criança senta sobre os pés voltados para trás, com os joelhos para frente. O tratamento fisioterápico pode ser necessário para correção de contraturas musculares e a cirurgia é indicada apenas em casos selecionados.

 

Dr Thiago Coelho Paim Lima

Médico ortopedista e traumatologista, especialista em ortopedia infantil e cirurgia do tornozelo e pé.