61 3543-8039

61 98381-0030

Top

Dr. Marcelo Corvino Nogueira

Especialista em Joelho

_________________________________

Dr. Marcelo Corvino Nogueira

Especialista em Joelho

CRM-DF: 11.940
ortopedista-dr-marcelo-nogueira-especialista em joelho

Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia - TEOT SBOT: 7.764

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo serviço de residência médica do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Sub-especialização em Cirurgia do Joelho na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, Uberaba-MG.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho - SBCJ

Trabalhou na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação entre 2001 e 2011, atuando em diversas áreas da ortopedia de adultos e crianças nas unidades de Brasília -DF e Salvador-BA.

Trabalhou na SES- DF, no Hospital de Regional de Sobradinho, entre 2013 e 2017.

Principais doenças tratadas pelo Médico

Saiba mais sobre as principais doenças tratadas pelo médico.

Artrose do Joelho

Artrose é o nome dado ao desgaste das articulações, principalmente das cartilagens que recobrem as extremidades ósseas e que permitem o movimentos com mínimo de atrito. A artrose dos joelhos pode ocasionar dores, limitação dos movimentos destas articulações e dificuldade para locomoção. Há diversas possibilidades de tratamento para o joelho com artrose, variando desde tratamentos clínicos até a substituição da articulação (prótese do joelho). O tratamento deve ser sempre individualizado,  levando em conta as características de cada indivíduo.

Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho

O ligamento cruzado anterior é um importante estabilizador do joelho, isto é, ele permite o movimento articular sem que haja deslocamentos. As lesões deste ligamento geralmente estão associadas à movimentos de torção, e com freqüência ocorrem durante a prática de esportes, tais como o futebol, lutas, skate, etc. A reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior é um procedimento consagrado para o tratamento desta lesão, sendo um dos procedimentos ortopédicos mais realizados em todo o mundo.

Lesões dos meniscos

Os meniscos são cartilagens em forma de meia lua, que funcionam como amortecedores no interior dos joelhos. Movimentos bruscos de torção dos joelhos podem ocasionar a ruptura destas cartilagens. O tratamento destas lesões depende muito do local e da extensão de cada ruptura, e variam desde tratamentos clínicos, com medicação anti-inflamatória, repouso e fisioterapia, até procedimentos cirúrgicos mais sofisticados, realizados através de videoartroscopia.

Condropatia patelar

Dores na face anterior dos joelhos, desencadeadas por exercícios de agachamento, leg-press e mesa extensora, podem estar relacionadas ao mal-funcionamento do aparelho extensor dos joelhos, do qual faz parte a patela. Muitos destes problemas tem como uma de suas manifestações o sofrimento da cartilagem da patela, que chamamos de condromalácea patelar. Quando este tipo de dores é freqüente, a avaliação de um especialista é muito importante para estabelecer o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Perguntas Frequentes

Veja as perguntas feitas ao nosso especialista e tire suas dúvidas.

Tenho lesão do ligamento cruzado anterior, devo operar?

A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho é bastante frequente, sendo geralmente fruto de uma torção. Este ligamento é um importante estabilizador do joelho, isto é, impede que a articulação se desloque, e quando lesado, o joelho fica predisposto à novas torções, que costumam ser cada vez mais importantes. Este ligamento, por situar-se bem no centro da articulação, sendo banhado constantemente pelo líquido articular, não tem a capacidade de cicatrizar-se após uma lesão completa, pois o líquido articular acaba por dissolver o coágulo que é o ponto de partida para o processo de cicatrização. Sendo assim, quando necessário, este ligamento é substituído por um enxerto de tendões, que é coletado do próprio paciente, em um procedimento chamado de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Pacientes jovens e praticantes de atividades físicas com lesão completa do ligamento cruzado anterior geralmente tem indicação deste tipo de tratamento cirúrgico. É portanto imprescindível a avaliação de um médico ortopedista, especializado no tratamento das lesões do joelho, para determinar o tratamento adequado deste tipo de lesão.

Quais os sintomas da lesão do ligamento cruzado anterior do joelho?

O ligamento cruzado anterior do joelho é muito importante para manter a estabilidade da articulação, principalmente em movimentos que implicam em algum grau de torção, como em uma mudança brusca de direção durante a marcha ou corrida. Um joelho com estabilidade deficiente, neste tipo de movimento, poderá deslocar-se parcialmente, dando a sensação que chamamos de falseio. Este movimento articular anormal ocasiona choque entre as peças ósseas que compõe o joelho, gerando quadro inflamatório que se manifesta pelo inchaço da articulação, acúmulo anormal de líquido dentro do joelho (água no joelho), e bastante dor.

Qual o tempo de recuperação da cirurgia para tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior do joelho?

Atualmente a cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho é realizada por videoartroscopia. Sendo assim, é um procedimento menos agressivo e com menos cortes na pele, o que possibilita uma recuperação menos dolorosa e mais rápida. O avanço na tecnologia dos implantes que fixam o enxerto ao osso também permitem a carga e movimentação precoce do joelho após a cirurgia, e não é incomum que o paciente consiga andar apoiando-se parcialmente no membro operado, já no dia seguinte após o procedimento, utilizando-se, para isso, de duas muletas.

Em média, espera-se que o paciente já esteja andando sem muletas entre 30 e 45 dias após a cirurgia. À partir daí o desenvolvimento até o retorno às atividades físicas e esportivas é gradual, sendo que, o enxerto que substitui o ligamento estará com sua capacidade máxima de suportar tensão com seis meses de pós-operatório, e portanto esportes de contato como lutas e futebol somente serão liberados após este período.

O que é artrose do joelho?

Artrose é o nome dado ao resultado do processo de envelhecimento das articulações, devido ao desgaste da cartilagem articular. A cartilagem articular é o material bastante liso e macio que reveste as extremidades dos ossos que entram em contato nas articulações, permitindo movimento com mínimo de atrito. Apesar de ser algo inerente ao envelhecimento, algumas pessoas podem ter quadros mais graves e sintomáticos de artrose, dependendo de fatores genéticos, traumas articulares prévios e sobrepeso.

Quais os sintomas do desgaste da cartilagem dos joelhos?

Como as cartilagens articulares tem a função de minimizar o atrito entre as peças ósseas que compõe as articulações, o desgaste deste tevido ocasiona um aumento importante deste atrito, e também da capacidade das articulações de absorver impactos. Sem esta capacidade protetiva da cartilagem articular, os joelhos tendem a se tornar mais sensíveis e a inflamar facilmente, mesmo após atividades leves, como caminhar ou subir escadas. O inchaço da articulação passa a ocorrer com frequência e pode-se perceber uma crepitação ou rangido durante o movimento dos joelhos. Em casos de desgaste grave, a articulação pode deformar-se e ter as amplitudes de movimento bastante restritas.

Quais os tratamentos para desgaste das cartilagens do joelho?

Apesar de ainda não haver um tratamento cientificamente comprovado que promova o rejuvenescimento das cartilagens articulares, as medicações disponíveis para controle inflamatório, um bom preparo da musculatura dos membros inferiores e adequação das atividades ao quadro do paciente, tornam possível manter a mobilidade, independência e uma boa qualidade de vida mesmo em graus mais avançados de desgaste. Para os quadros graves e limitantes, que acometem o joelho, quadril e ombro, dispomos atualmente de procedimentos cirúrgicos para a troca dos revestimentos articulares, que chamamos de próteses articulares. Tais procedimentos são extremamente sofisticados e tem bons resultados, desde que indicados corretamente e realizados por profissional qualificado.

Como é feita a cirurgia para lesão dos meniscos dos joelhos?

Atualmente as cirurgias para tratamento de lesões dos meniscos é realizada por videoartroscopia. Através de dois ou três pequenos cortes de cerca de 1 cm cada um, são inseridos no joelho a ótica de uma câmara de vídeo, que permite a visualização das estruturas, e também pinças e materiais especiais que permitem a manipulação e o tratamento do menisco. Sendo assim, a agressão ao organismo é mínima, e é possível, em lesões isoladas e menos complexas, que o paciente já esteja andando sem apoios no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.

O que é condromalácea patelar?

desgaste da cartilagem da patela (rótula do joelho) é denominado condropatia patelar. Geralmente, nas fases iniciais, o desgaste não é a principal causa da dor, mas sim os fenômenos irritativos locais ocasionados pelo movimento inadequado entre a patela e o fêmur. Isso fica bem claro quando observamos a boa resposta que este quadro apresenta ao tratamento fisioterápico baseado na melhora do condicionamento muscular dos membros inferiores e correções de gestos esportivos. 

Avaliações do Médico

Enviar avaliação
1
2
3
4
5
Enviar
     
Cancelar
Deixe aqui sua avaliação
Dr. Marcelo Corvino Nogueira
Média de avaliação:  
 10
de Maria Doralice Simeão

Muito criterioso, super capaz no que se refere a joelhos e suas complicacoes

de Neurismar de Castro Barreto Torres

Médico competente, seguro e muito atencioso.

de Daniella

Muito bom

Página 1 de 4:
«
 
 
1
2
3
4
 
»
 

Artigos

especialista em joelho

medico especialista joelho

ortopedista especialista joelho brasilia

cirurgia do joelho brasilia

clinica do joelho

melhor médico de joelho de brasilia

dr marcelo corvino nogueira

tratamento de joelho

especialista joelho brasilia

medico especialista joelho

ortopedista especialista joelho brasilia

cirurgia do joelho brasilia

clinica do joelho

melhor médico de joelho de brasilia

dr marcelo corvino nogueira

tratamento de joelho

especialista em joelho
medico especialista joelho
ortopedista especialista joelho brasilia
cirurgia do joelho brasilia
clinica do joelho
melhor médico de joelho de brasilia
dr marcelo corvino nogueira
tratamento de joelho