Médico

Dr. Marcelo Corvino Nogueira

especialista em joelho brasilia

Médico Ortopedista
Especialista em Joelho

icone-imovbsb-ortopedia-brasilia

Dr. Marcelo Corvino Nogueira

5/5

CRM-DF: 11.940

Médico Ortopedista Especialista em Joelho

Dr. Marcelo Corvino Nogueira

  • Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia - TEOT SBOT: 7.764.
  • Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
  • Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo serviço de residência médica do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.
  • Sub-especialização em Cirurgia do Joelho na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, Uberaba-MG.
  • Trabalhou na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação entre 2001 e 2011, atuando em diversas áreas da ortopedia de adultos e crianças nas unidades de Brasília -DF e Salvador-BA.
  • Trabalhou na SES- DF, no Hospital de Regional de Sobradinho, entre 2013 e 2017.

especialista em joelho

medico especialista joelho

ortopedista especialista joelho brasilia

cirurgia do joelho brasilia

clinica do joelho

melhor médico de joelho de brasilia

dr marcelo corvino nogueira

tratamento de joelho

especialista joelho brasilia

medico especialista joelho

ortopedista especialista joelho brasilia

cirurgia do joelho brasilia

clinica do joelho

melhor médico de joelho de brasilia

dr marcelo corvino nogueira

tratamento de joelho

especialista em joelhomedico especialista joelhoortopedista especialista joelho brasiliacirurgia do joelho brasiliaclinica do joelhomelhor médico de joelho de brasiliadr marcelo corvino nogueiratratamento de joelho

Principais tratamentos realizados pelo
médico ortopedista especialista em joelho

Artrose é o nome dado ao desgaste das articulações, principalmente das cartilagens que recobrem as extremidades ósseas e que permitem o movimentos com mínimo de atrito. A artrose dos joelhos pode ocasionar dores, limitação dos movimentos destas articulações e dificuldade para locomoção. Há diversas possibilidades de tratamento para o joelho com artrose, variando desde tratamentos clínicos até a substituição da articulação (prótese do joelho). O tratamento deve ser sempre individualizado, levando em conta as características de cada indivíduo.

O ligamento cruzado anterior é um importante estabilizador do joelho, isto é, ele permite o movimento articular sem que haja deslocamentos. As lesões deste ligamento geralmente estão associadas à movimentos de torção, e com freqüência ocorrem durante a prática de esportes, tais como o futebol, lutas, skate, etc. A reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior é um procedimento consagrado para o tratamento desta lesão, sendo um dos procedimentos ortopédicos mais realizados em todo o mundo.

Os meniscos são cartilagens em forma de meia lua, que funcionam como amortecedores no interior dos joelhos. Movimentos bruscos de torção dos joelhos podem ocasionar a ruptura destas cartilagens. O tratamento destas lesões depende muito do local e da extensão de cada ruptura, e variam desde tratamentos clínicos, com medicação anti-inflamatória, repouso e fisioterapia, até procedimentos cirúrgicos mais sofisticados, realizados através de videoartroscopia.

Dores na face anterior dos joelhos, desencadeadas por exercícios de agachamento, leg-press e mesa extensora, podem estar relacionadas ao mal-funcionamento do aparelho extensor dos joelhos, do qual faz parte a patela. Muitos destes problemas tem como uma de suas manifestações o sofrimento da cartilagem da patela, que chamamos de condromalácea patelar. Quando este tipo de dores é freqüente, a avaliação de um especialista é muito importante para estabelecer o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Dúvidas frequentes dos pacientes

O procedimento de injetar ácido hialurônico dentro da articulação do joelho é chamado de viscossuplementação do joelho. O ácido hialurônico é um dos componentes do líquido de um joelho normal, porém o desgaste da articulação gera também alterações na composição do líquido articular, como a diminuição da quantidade de ácido hialurônico e a diminuição da viscosidade do líquido. Ao se realizar a injeção de ácido hialurônico no joelho obtem-se aumento da viscosidade do líquido da articulação, melhorando a lubrificação e diminuindo o atrito entre as peças articulares. Além deste efeito, o ácido hialurônico, quando injetado na articulação, também atua diretamente em diversos processos químicos, diminuindo a inflamação e estimulando as células articulares a produzir substâncias importantes para a saúde das cartilagens. Por estes efeitos a viscossuplementação está indicada em pacientes que apresentem desgaste (artrose) dos joelhos.

Médicos treinados podem realizar este tratamento de forma segura, no consultório e com anestesia local. O procedimento dura alguns minutos e o paciente voltará para casa andando e poderá até mesmo dirigir seu automóvel, logo após o procedimento. É importante, entretanto, que o paciente submetido a este procedimento evite atividades físicas por 48 horas após a realização do mesmo e faça compressas geladas no local da injeção.

Hoje existem dois tipos de infiltração para os joelhos inflamados e dolorosos: infiltrações com corticoides e infiltrações com ácido hialurônico.
A mais antiga delas é a infiltração com corticoides. Os corticoides são potentes agentes anti-inflamatórios, que podem ser injetados dentro do joelho, ocasionando um controle rápido e duradouro de um quadro inflamatório. O efeito desta substância pode durar vários meses. As infiltrações com corticoides estão indicadas em quadros de inflamações agudas e crônicas dos joelhos, e são utilizadas como coadjuvantes de outros tratamentos, principalmente das fisioterapias. Infelizmente este tipo de infiltração não pode ser utilizado em todos os pacientes com dores articulares, e nem mesmo pode ser repetido muitas vezes em um mesmo paciente, pois pode ocasionar efeitos colaterais. Em pacientes hipertensos, os corticoides podem descontrolar a pressão sanguínea e em pacientes diabéticos, podem descontrolar a glicemia. Pacientes com aumento da pressão dentro dos olhos (glaucoma) também devem evitar o uso de corticoides.
O outro tipo de infiltração é mais recente, e realizado através da injeção de ácido hialurônico no interior do joelho. Este procedimento é também chamado de viscossuplementação. Seu uso é específico para inflamações relacionadas ao desgaste da articulação (artrose). O ácido hialurônico injetado dentro do joelho melhora a lubrificação e a nutrição das cartilagens, além de agir diretamente controlando substâncias que ocasionam a inflamação da articulação. Ao contrário dos corticoides, esta substância tem poucos efeitos colaterais e pode ser utilizada sem receio em diabéticos, hipertensos e em portadores de glaucoma.

A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho é bastante frequente, sendo geralmente fruto de uma torção. Este ligamento é um importante estabilizador do joelho, isto é, impede que a articulação se desloque, e quando lesado, o joelho fica predisposto à novas torções, que costumam ser cada vez mais importantes. Este ligamento, por situar-se bem no centro da articulação, sendo banhado constantemente pelo líquido articular, não tem a capacidade de cicatrizar-se após uma lesão completa, pois o líquido articular acaba por dissolver o coágulo que é o ponto de partida para o processo de cicatrização. Sendo assim, quando necessário, este ligamento é substituído por um enxerto de tendões, que é coletado do próprio paciente, em um procedimento chamado de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Pacientes jovens e praticantes de atividades físicas com lesão completa do ligamento cruzado anterior geralmente tem indicação deste tipo de tratamento cirúrgico. É portanto imprescindível a avaliação de um médico ortopedista, especializado no tratamento das lesões do joelho, para determinar o tratamento adequado deste tipo de lesão.

O ligamento cruzado anterior do joelho é muito importante para manter a estabilidade da articulação, principalmente em movimentos que implicam em algum grau de torção, como em uma mudança brusca de direção durante a marcha ou corrida. Um joelho com estabilidade deficiente, neste tipo de movimento, poderá deslocar-se parcialmente, dando a sensação que chamamos de falseio. Este movimento articular anormal ocasiona choque entre as peças ósseas que compõe o joelho, gerando quadro inflamatório que se manifesta pelo inchaço da articulação, acúmulo anormal de líquido dentro do joelho (água no joelho), e bastante dor.

Atualmente a cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho é realizada por videoartroscopia. Sendo assim, é um procedimento menos agressivo e com menos cortes na pele, o que possibilita uma recuperação menos dolorosa e mais rápida. O avanço na tecnologia dos implantes que fixam o enxerto ao osso também permitem a carga e movimentação precoce do joelho após a cirurgia, e não é incomum que o paciente consiga andar apoiando-se parcialmente no membro operado, já no dia seguinte após o procedimento, utilizando-se, para isso, de duas muletas.

Em média, espera-se que o paciente já esteja andando sem muletas entre 30 e 45 dias após a cirurgia. À partir daí o desenvolvimento até o retorno às atividades físicas e esportivas é gradual, sendo que, o enxerto que substitui o ligamento estará com sua capacidade máxima de suportar tensão com seis meses de pós-operatório, e portanto esportes de contato como lutas e futebol somente serão liberados após este período.

Artrose é o nome dado ao resultado do processo de envelhecimento das articulações, devido ao desgaste da cartilagem articular. A cartilagem articular é o material bastante liso e macio que reveste as extremidades dos ossos que entram em contato nas articulações, permitindo movimento com mínimo de atrito. Apesar de ser algo inerente ao envelhecimento, algumas pessoas podem ter quadros mais graves e sintomáticos de artrose, dependendo de fatores genéticos, traumas articulares prévios e sobrepeso.

Como as cartilagens articulares tem a função de minimizar o atrito entre as peças ósseas que compõe as articulações, o desgaste deste tevido ocasiona um aumento importante deste atrito, e também da capacidade das articulações de absorver impactos. Sem esta capacidade protetiva da cartilagem articular, os joelhos tendem a se tornar mais sensíveis e a inflamar facilmente, mesmo após atividades leves, como caminhar ou subir escadas. O inchaço da articulação passa a ocorrer com frequência e pode-se perceber uma crepitação ou rangido durante o movimento dos joelhos. Em casos de desgaste grave, a articulação pode deformar-se e ter as amplitudes de movimento bastante restritas.

Apesar de ainda não haver um tratamento cientificamente comprovado que promova o rejuvenescimento das cartilagens articulares, as medicações disponíveis para controle inflamatório, um bom preparo da musculatura dos membros inferiores e adequação das atividades ao quadro do paciente, tornam possível manter a mobilidade, independência e uma boa qualidade de vida mesmo em graus mais avançados de desgaste. Para os quadros graves e limitantes, que acometem o joelho, quadril e ombro, dispomos atualmente de procedimentos cirúrgicos para a troca dos revestimentos articulares, que chamamos de próteses articulares. Tais procedimentos são extremamente sofisticados e tem bons resultados, desde que indicados corretamente e realizados por profissional qualificado.

Atualmente as cirurgias para tratamento de lesões dos meniscos é realizada por videoartroscopia. Através de dois ou três pequenos cortes de cerca de 1 cm cada um, são inseridos no joelho a ótica de uma câmara de vídeo, que permite a visualização das estruturas, e também pinças e materiais especiais que permitem a manipulação e o tratamento do menisco. Sendo assim, a agressão ao organismo é mínima, e é possível, em lesões isoladas e menos complexas, que o paciente já esteja andando sem apoios no dia seguinte ao procedimento cirúrgico.

O desgaste da cartilagem da patela (rótula do joelho) é denominado condropatia patelar. Geralmente, nas fases iniciais, o desgaste não é a principal causa da dor, mas sim os fenômenos irritativos locais ocasionados pelo movimento inadequado entre a patela e o fêmur. Isso fica bem claro quando observamos a boa resposta que este quadro apresenta ao tratamento fisioterápico baseado na melhora do condicionamento muscular dos membros inferiores e correções de gestos esportivos.

Reembolso de consulta médica

Sabia que você pode pedir o reembolso do valor gasto com consulta médica particular?

Oferecemos serviço de terceirização deste processo para os beneficiários dos seguintes convênios:

ortopedista-joelho-amil
ortopedista-joelho-bradesco
ortopedista-joelho-sulamerica
ortopedia-brasilia-imovbsb- ortopedista joelho unimed
Para mais informações, entre em contato com nossos atendentes.

O que dizem nossos pacientes?

Alexandre José

ótimo profissional, super atencioso, fiz minha cirurgia de lca com o Dr. Marcelo e após 8,9 messes já voltei as minhas atividades esportivas 100%.

Wladimir Querubino

Sou ortopedista e tive o privilégio em presenciar o trabalho do Dr. Marcelo Nogueira no Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Regional de Sobradinho. Tecnicamente capacitado e ético. Excelente profissional.

Rogério Esmeraldo

O Dr. Marcelo é sensacional! Super atencioso me tirou todas as dúvidas, me passou segurança em relação ao tratamento e saí da consulta totalmente otimista. Agradeço e o parabenizo pela competência e pelo atendimento humanizado prestado.

Daniel Leite

Consultei com o Dr. Marcelo por conta de uma dor na lombar que irradiava para glúteo, posterior da coxa e panturrilha direitos. Muito atencioso, na primeira consulta executou manobras clínicas e suspeitou de hérnia, solicitando o exame de imagem,passando medicação e fisioterapia. Na segunda consulta e já com o exame de imagem em mãos, ele confirmou a hérnia e me encaminhou para um especialista em coluna, o Dr. Maurício Hungria. Agradeço a atenção que me dispensou e o atendimento seguro e respeitoso.

Maria Doralice Simeão

Muito criterioso, super capaz no que se refere a joelhos e suas complicacoes

Neurismar De Castro B. Torres

Médico competente, seguro e muito atencioso.

Gabriella

Excelente profissional ! Melhor ortopedista de Brasília.

Zuleida Souza

As informações sobre artrose nos joelhos foram bem úteis e bem fácil de entender.

Luciano Valadares

Gostaria de externar minha gratidão pelos cuidados do Dr. Marcelo Corvino. Excelente profissional, atencioso, esclarecedor e bastante seguro. Exatos 6 meses após cirurgia de LCA e menisco, retornei com segurança ao futebol que nos faz feliz a cada fim de semana..Espero não retornar (rsrs).. mas se precisar, já sei em quem confiar.. Obrigado mais uma vez

Adriano Peres De Menezes

Sou atleta profissional de futebol. Dr Marcelo que fez a minha cirurgia. Voltei a jogar 100% é um excelente profissional. ??

Breno Regis

Fiz minha cirurgia de lca e menisco 33 dias atrás com Dr. Marcelo Corvino e estou a 90 dias sob seus cuidados e ainda estarei por algum tempinho. Muito capacitado e sempre à disposição do paciente para dúvidas, esclarecimentos e melhor maneira para a recuperação. Obrigado por todo cuidado e carinho que tem com seus pacientes. Um excelente profissional.

Jaciara Maro Batista G. Silva

Dr Marcelo Corvino foi uma grata surpresa em um momento bem complicado da minha vida. Após romper o ligamento do joelho em dezembro/2016, faltando apenas 6 meses pro meu casamento, ele foi cuidadoso ao tratar primeiro com fisioterapia e musculação, esperar a recuperação da lesão, para só após meu casamento fazer a cirurgia. Fiz a cirurgia em julho/2017 e correu tudo bem. É um médico querido que tem todo meu carinho. Atendimento humanizado e responsável. Obrigada Drº!

Erinaldo Lêla

Em fevereiro de 2017 sofri uma lesão no menisco, fui até o Dr Marcelo Curvino, ele pediu uma ressonância, diagnosticou logo que era cirúrgico. Fiz a cirúrgia em março, a qual foi um sucesso, fiz 80 sessões de fisioterapia, recebi alta com 6 meses, com várias restrições, as quais não segui, ressultado, Lesão condral no terceiro terço da patela de 2,3 cm, usei muletas por quase 2 meses, e hoje, 03 de janeiro de 2018, sinto-me bem melhor, mas ainda não posso fazer longas caminhadas e nenhuma atividade de academia, somente bike sem carga, fevereiro volto no Dr Marcelo p ver se ele libera p mais alguma coisa!

    A sua avaliação é importante para melhoria do nosso atendimento.

    5/5 – (70 votes)

    5/5 - (70 votes)

    A sua avaliação é importante para melhoria do nosso atendimento.

    5/5 – (70 votes)

    Pré-agende uma consulta com o especialista

    Preencha o formulário abaixo e um de nossos atendentes entrará em contato o mais breve possível para confirmar a disponibilidade de horários.
    1Step 1
    reCaptcha v3
    keyboard_arrow_leftPrevious
    Nextkeyboard_arrow_right
    FormCraft – WordPress form builder

    Como podemos te ajudar?

    Entre em contato ou solicite um agendamento para mais informações.

    Contato por Telefone

    Fale com a nossa central de Atendimento:
    61 3773-4339

    Nós ligamos para você, só preencher o dados:

    1Step 1
    reCaptcha v3
    keyboard_arrow_leftPrevious
    Nextkeyboard_arrow_right
    FormCraft – WordPress form builder

    Agendar Consulta

    Pré-agende sua consulta através do formulário abaixo.

    1Step 1
    reCaptcha v3
    keyboard_arrow_leftPrevious
    Nextkeyboard_arrow_right
    FormCraft – WordPress form builder