Ortopedia Pediátrica
Cuide bem da sua saúde com a IMOV.
O Instituto de Medicina do Movimento conta com o Dr. Thiago Coelho Paim Lima, ortopedista especializado nos atendimentos às crianças e adolescentes, com formação pelo HCRP-USP, Mestre em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela USP.
O atendimento em Ortopedia Pediátrica é diferenciado com avaliação global e completa do aparelho locomotor, desde o nascimento até a adolescência.
Consultas de somente para atendimento particular.
Veja os principais problemas que acometem esta faixa etária
Andar torto
Durante o desenvolvimento das crianças, há desvios e deformidades que se resolvem com o crescimento. Mas, há doenças que podem causar deformidades com piora progressiva se não tratadas adequadamente. Doenças da coluna, quadris, joelhos ou pés podem causar essas deformidades, com necessidade de avaliação completa da criança. A melhor maneira de saber se há alguma doença ou se aquela deformidade faz parte do desenvolvimento da criança consultando com um ortopedista com treinamento específico em ortopedia pediátrica.
Pé chato (Pé plano)
O pé plano flexível é condição frequente na criança e apresenta forte tendência para correção espontânea ou tornar-se deformidade moderada ou leve no adulto, que pode não causar problema algum. Entretanto, em uma pequena proporção de casos, a deformidade é mais grave, não melhora espontaneamente ou com métodos conservadores, há comprometimento mecânico, deformidade e, eventualmente, dor. Além disso, a criança pode ter pé plano rígido, somente com avaliação especializada é possível diagnosticar qual tipo de pé plano seu filho tem.
Dor em quadril, coxa ou perna
Muitas doenças podem causar dores em membros inferiores: infecções (artrite séptica, osteomielite), doenças do quadril (Legg-Calve-Perthes, epifisiólise proximal do fêmur), inflamações das cartilagens de crescimento (osteocondrites), tumores ósseos... Assim, devemos sempre investigar criteriosamente crianças com queixa de dor antes de afirmar que “só uma dor do crescimento”.
Fraturas
As fraturas pediátricas apresentam peculiaridades que as diferenciam de uma fratura no adulto: as crianças apresentam placas de crescimento nos ossos, com potencial de correção de deformidades menores durante o crescimento. Quando está indicado o tratamento não- cirúrgico, a redução da fratura (quando coloca o osso no lugar) e o gesso devem ser realizados com técnica adequada pelo ortopedista e seguimento ambulatorial para verificar manutenção ou perda da redução (sai do lugar). O tratamento cirúrgico exige técnica apurada para redução e fixação da fratura para evitar de lesar a placa de crescimento.
Profissionais da Especialidade
Ortopedistas experientes e especialistas em ortopedia pediátrica
Dr. Thiago Coelho Paim Lima
Especialista em Pé e Tornozelo
CRM-DF: 17.318
Prevenção, diagnóstico e tratamento
Viva melhor com o iMOV
Profissionais experientes
Nossa equipe é formada por profissionais de várias áreas da saúde, incluindo médicos de diversas especialidades, nutricionistas, fisioterapêutas e outros, todos com excelente formação técnica e humanística.
Prevenção de lesões
Muitos problemas comuns relacionados à prática de atividades físicas, ou mesmo às tarefas do dia a dia, podem ser evitados com uma avaliação especializada e as orientações corretas. Mantenha-se em movimento conosco.
Mente sã em corpo são
O ser humano é muito mais que uma máquina maravilhosa, e o enxergamos na sua complexidade, de maneira integral. Não nos restringimos à cuidar do físico, pois sabemos que para um ter um corpo saudável é necessário cuidar também da mente.
Atendimento humanizado
Toda a nossa equipe de profissionais é voltada para seu o completo bem-estar , e atenta às necessidades individuais de cada um.