A consulta médica é parte fundamental de qualquer tratamento em saúde, física ou mental! É um momento bastante esperado, tanto pelo paciente como pelo profissional de saúde.
Para o médico, é a oportunidade de criar e fortalecer o vínculo com quem o procura, de usar seus conhecimentos para entender e investigar o problema apresentado, procedendo com a avaliação, diagnóstico e tratamento mais adequados. É a fase do acolhimento do paciente nas suas necessidades e o momento para esclarecer dúvidas e orientar o cliente e seus familiares.
Para o paciente, a consulta é a oportunidade de ser ouvido e compreendido nas questões relacionadas ao seu problema. É o esperado momento de relatar as queixas, dificuldades, avanços ou agravamentos. É a fase de apresentar exames e esclarecer as dúvidas em relação à doença e ao seu tratamento.
Muitos fatores, entretanto, podem interferir negativamente na realização das consultas e frustrar as expectativas de ambas as partes.
No sentido de otimizar as consultas e garantir o máximo aproveitamento das mesmas, sugerimos algumas orientações:
Garanta um horário!
Procure agendar sua consulta com antecedência. Antes de sair da clínica/consultório, já deixe agendada sua próxima consulta. Assim, você garante o atendimento na data e horário mais convenientes à sua rotina. Alguns médicos possuem agendas bastante concorridas e pacientes que deixam a marcação para a última hora, podem não conseguir uma vaga, prejudicando a continuidade do tratamento.
Programa-se!
Contratempos podem ocorrer e atrapalhar ou até impedir a realização da sua consulta. Para evitá-los, programe-se com antecedência para o dia do atendimento. Considere o tempo necessário para o trânsito e estacionamento e saia sempre um pouco mais cedo.
Prepare-se!
A fim de aproveitar ao máximo o momento da consulta, separe um tempo a fim de se preparar. Faça uma lista de tudo o que gostaria de abordar no atendimento: queixas, dificuldades, dúvidas e outras informações que julgar relevantes. Leve todos os exames pertinentes e a lista das medicações que utiliza.
Pergunte!
A consulta é o momento mais oportuno para que você esclareça suas dúvidas e compreenda seu diagnóstico e tratamento. Isso aumenta a adesão ao processo terapêutico e garante melhores resultados! Por isso, pergunte! Não vá para a casa com dúvidas. O papel do profissional de saúde não é o de julgar, mas sim, o de se comunicar com clareza e em linguagem acessível, a fim de proporcionar segurança e confiança ao paciente.
Avalie!
Ao final de cada consulta, dê o seu feedback ao médico! A sua avaliação é o que possibilita ao médico, identificar os pontos a serem aprimorados, no sentido de garantir uma melhor qualidade de atendimento a você e aos demais pacientes. É por meio das críticas e sugestões que podemos trabalhar para garantir a sua satisfação!